Sedação
Sedação com óxido nitroso
SEDAÇÃO
O doente respira uma mistura de Óxido Nitroso e Oxigénio (GÁS RISO) e entra num estado de bem-estar controlado, para poder dedicar o tempo necessário à realização da intervenção clínica planeada, mesmo numa SESSÃO. O doente permanece consciente o tempo todo. É uma técnica inofensiva e segura que pode ser aplicada tanto em crianças, a sua utilização mais frequente, como em adultos.
O doente é monitorizado em todos os momentos, antes e durante a sedação, obtendo-se registos da sua pressão arterial, oxigenação sanguínea e pulso através de sistemas sofisticados como o Oxímetro de Pulso, aumentando ainda mais o intervalo de segurança de toda a intervenção.
A sedação é também um sistema de rápida absorção e eliminação, podendo ser interrompida a qualquer momento, recuperando imediatamente o seu estado pleno. O paciente sai da clínica após ter alta com plena capacidade, sem quaisquer sensações estranhas.
É uma técnica ideal para pacientes que apresentam um elevado grau de ansiedade, com patologias que podem desencadear um processo agudo em situações de stress, tanto patologias físicas como mentais que dificultam a realização de tratamentos dentários necessários, bem como pacientes não cooperantes, onde regular o tratamento clínicoé praticamente impossível de realizar.
As indicações para o óxido nitroso seriam doentes com um nível de ansiedade elevado, mas dispostos a colaborar, tratamentos longos e complexos, ou simplesmente para facilitar a administração de anestesia local. Não há dúvida de que as crianças e os doentes com reflexos de vómito que não conseguem controlar facilmente são candidatos a este método.
Sedação consciente ou “gás hilariante”
O óxido nitroso e o oxigénio são confinados para atingir um estado de relaxamento e diminuição da ansiedade em diferentes doentes. É um método de sedação muito utilizado nos Estados Unidos, Reino Unido e países europeus. A faixa de segurança está muito consolidada e o Dr. Vilariño está devidamente autorizado e preparado para a administrar.
O paciente é monitorizado o tempo todo.
Recomenda-se planear a maior parte do trabalho a realizar numa única sessão,
Nós respondemos às suas perguntas.
Nas nossas clínicas a informação ao paciente em todos os seus tratamentos é fundamental, respondemos às suas preocupações, tiraremos as suas dúvidas sempre que nos indicar.
O óxido nitroso é seguro?
A administração de Óxido Nitroso será monitorizada em todos os momentos, é reversível e dependente da quantidade de Oxigénio. A qualificação e preparação de todo o pessoal médico e auxiliar garante o rigoroso cumprimento dos parâmetros de segurança.
Todo o conhecimento está perdido?
O tratamento consiste na sedação, o paciente está sempre consciente, nunca perde a consciência, este é precisamente um nível de segurança para o tratamento.
Quando é indicado o uso?
– Doentes muito ansiosos, nervosos ou hipertensos.
– Doentes com fobias, medos ou más experiências anteriores.
– Crianças pequenas.
– Doentes que necessitam de procedimentos ou cirurgias longas.
– Doentes nos quais o risco da anestesia geral não se justifica.
– Doentes com problemas físicos ou mentais.
– Doentes com pouca disponibilidade de tempo.
.
vantagens da sedação
A sedação consciente é uma técnica recomendada para todas as idades. As suas vantagens são:
– É a sedação mais segura que existe.
– É inalado e não são necessárias agulhas.
– Os seus efeitos são muito rápidos, entre 15-30 segundos.
– O doente mantém os seus reflexos, ouve e compreende o tempo todo, não está a dormir.
– O gás aplicado não é metabolizado pelo organismo.
– O doente recupera alguns minutos após a interrupção da inalação de óxido nitroso.
– Os seus efeitos desaparecem alguns minutos após a interrupção da inalação.
– O doente não necessita de estar acompanhado.
– Sem efeitos secundários.
Quanto tempo duram os efeitos?
O período de latência do Óxido Nitroso administrado por via inalatória é muito curto. Uma vez interrompida a administração, em poucos minutos o doente poderá sair da consulta por si próprio.
A sedação tem efeitos secundários?
Uma vez aplicada a sedação, irá notar uma diminuição do nível de consciência, embora seja capaz de responder perfeitamente à estimulação física e às instruções verbais.
Esta técnica é aplicada há anos em diversos tratamentos médicos e está comprovado que não apresenta efeitos secundários a longo prazo, não altera os efeitos de outros medicamentos e o paciente pode facilmente regressar à sua vida normal em poucos minutos.
É importante que seja aplicado por um profissional certificado.